Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de julho de 2014

A influência do perispirito na saúde



Também conhecido como corpo espiritual, astral ou psicosoma, este corpo sutil pode ser o responsável por inúmeras doenças, entenda o por quê?

Causas das doenças. 

Como são originadas e qual a explicação? 

Esse assunto pesquisado, para que se possa entender o que se passa quando o espírito "exterioriza seus sentimentos" refletindo pesadamente contra o perispirito e consequentemente contra o corpo. 

São três as causas principais das doenças. 

Se a doença ou a desordem orgânica procede do corpo, os medicamentos materiais sabiamente empregados, bastarão para restabelecer a harmonia geral. Se a pertubação vier do perispirito, se for uma modificação do princípio fluídico que o compõe, que se ache alterado, será preciso uma meditação em relação com a natureza do orgão perturbado. Pode-se fazer uso principalmente da homeopatia, para que as funções possam retornar seu estado normal. 

Se a doença proceder do espírito, não se poderá empregar, para à combatê-la, outra coisa senão, uma medicação espiritual.

Se enfim como é o caso mais comum em geral, pode se dizer quando se apresenta unicamente a doença que procede do corpo, do perispirito e do espirito será preciso que a medicação combata todas as causas de desordem por meios diversos, tanto espiritual quanto material para se obter a cura.



Ora que fazem geralmente os médicos? 

Cuidam só do corpo e o curam; mas curam a doença? Não, por que? Porque sendo o perispirito um princípio superior da matéria, a matéria propriamente dita, poderá tornar-se a causa de entrave aos orgãos materiais que se acham em relação com ele e que serão igualmente atingidos na sua vitalidade.

Cuidando do corpo, destruireis o efeito. 

Contudo, residindo a causa no perispirito, a doença voltará novamente quando os cuidados cessarem, até que se percebe que é preciso tratá-lo fluidicamente. 

É o princípio do fluido mórbido. (Pensamentos negativos)

Se enfim a doença procede na mente, do espírito, o perispirito e o corpo, estão em sua dependência, e serão entravados em suas funções, e nem cuidando nem de um nem de outro se fará desaparecer a causa, ou seja, quando o perispirito provocar doença no corpo.

Tratamentos espirituais

Pode se tratar por meios de passes, água fluidificada, livros e palestras edificantes, músicas tranquilizantes que elevam a alma, orações, fazer o evangelho, fazer meditação. 

Agora quando o problema está no espírito.

Somente o autoconhecimento e a mudança de comportamento, poderá ajudar a criatura, mantendo a fé e a esperança, além da resignação.

Palavras do médico espiritual André Luiz

Muitas das doenças são trazidas ao perispirito de outras vidas, André Luiz explica como a espiritualidade pode ajudar no tratamento: "atuando nos centros do perispirito, por vezes efetuamos alterações profundas na saúde dos pacientes, alterando essas que se fixam no corpo somático, de maneira gradativa. 

Grandes males são assim corrigidos, enormes renovações são assim realizadas", e complementa do assunto escrevendo que o corpo físico, é mantido pelo corpo espiritual, e se ajusta desse modo a influência sobre o organismo, que é sutil e decisiva para o envoltório de carne, é onde a mente se manifesta. 



Mente sã, corpo são.

A um ditado que diz: "mente são, corpo são", se não estivermos bem conosco, como poderemos emitir bons pensamentos e atrair fluidos purificadores para nos harmonizar? 
Quando a mente só atrai pensamentos nocivos, somos atingidos de forma crucial e isso se reflete em nosso bem estar, por isso muitas pessoas vão ao médico, fazem todos tipos de exames, e nada é diagnosticado, porque o problema não é do corpo, mas da alma.

(Adaptado do texto: "A influência do perispírito na saúde", de Marco Tulio Michalik, Revista Cristão de Espiritismo Ano XIV, ed129, pág. 6-9)